História
História
O Movimento de Emaús foi fundado em junho de 1968, em São Paulo, pelo monsenhor Benedito Calazans e uma equipe de leigos. Inicialmente, foi denominado como Encontro da Juventude e em 1972 recebeu o nome de “Emaús – Curso de Valores Humanos e Cristãos”. O movimento tem São João Batista como padroeiro.
Em Santa Catarina, o grupo pioneiro foi fundado em Jaraguá do Sul, que pertence à Diocese de Joinville, pelo padre Elemar Scheid. O monsenhor Francisco de Sales Bianchini foi o responsável pela fundação do Emaús na Arquidiocese de Florianópolis, em agosto de 1974.
É uma associação civil sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, vinculada à Arquidiocese de Florianópolis e que tem como objetivo principal a formação de lideranças jovens para a sociedade, tendo como fundamentos os valores humanos e cristãos. Para cumprir este principal objetivo, o Movimento de Emaús promove anualmente quatro Cursos de Valores Humanos e Cristãos e mantém diversos grupos jovens e de casais.
Os Cursos de Valores Humanos e Cristãos têm duração de três dias, e são complementados por cursos periódicos de aprofundamento e Escolas Missionárias mensais. Em 2023, o Movimento chegou a dez mil jovens que realizaram o curso.
As pessoas que seguem atuando no Movimento de Emaús em Florianópolis participam de grupos de jovens ou de casais voltados para o aprofundamento e a prática de valores humanos e cristãos.